Eduardo Gil da Silva Carreira
Governança no Poder Legislativo
Eduardo Gil da Silva Carreira
Advogado, pós-graduando em Governança Pública, membro do Comitê Governança no Poder Legislativo da Rede Governança Brasil
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A governança é a ferramenta essencial para administração eficaz, eficiente e efetiva, a fim de melhorar as políticas públicas e sua entrega à sociedade, em detrimento aos interesses individuais dos representantes eleitos. O fortalecimento da transparência resulta em uma relação mais confiante entre os membros do legislativo e o cidadão, promovendo uma imagem institucional positiva.
A eficácia (resultado) é alcançada quando se faz o que deve ser feito, atingindo os objetivos e realizando o propósito. A eficiência (custo/recurso) decorre do uso produtivo dos recursos, de forma coerente, reduzindo o desperdício. A efetividade (impacto) é a transformação da situação anterior, gerando mudança e desenvolvimento. Dessa forma, a governança nas Casas Legislativas, por ser o poder institucional mais próximo e acessível aos cidadãos, amplia a fiscalização e controle dos governantes pelos governados, aprimorando a capacidade administrativa e a participação social. A redução do distanciamento entre o legislador e o cidadão, pretendido na gestão do presidente da Casa Legislativa _ seja o Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas Estaduais, Câmara Distrital e Câmaras Municipais, contemplando as características institucionais próprias, deve ser orientada pela articulação e integração das estratégias propostas, para o alcance do planejado.
Ainda que diferentes, a governança pública e a gestão são contíguas. A governança propicia o suporte e o direcionamento que a gestão necessita, visto que as decisões passam a ser baseadas em dados, informações, evidências e, dessa forma, o gestor da pasta toma suas decisões com maior assertividade, envolvendo todas as partes interessadas. É adequado que a Casa Legislativa tenha uma estrutura institucional (liderança) competente para concentrar a responsabilidade por planejar, implementar, acompanhar e direcionar estratégias, iniciativas e ações práticas. Também, quando necessário, tomar medidas corretivas, para o pleno atendimento aos princípios, aos mecanismos de estratégia e controle, bem como diretrizes para a governança local. Eventual comitê na Casa Legislativa sugere-se ser composto pela Mesa Gestora, pelo diretor geral (executivo), chefes de gabinetes e responsáveis pelas áreas de planejamento estratégico, controle interno e administração; ainda, pertinente a participação da sociedade civil. O gestor pode optar entre os seus servidores, aqueles possam atuar com seriedade e competência na implantação da política de boas práticas, desde que com ciência e respeito aos conceitos e compreensão da governança pública. O conhecimento sobre o tema é fundamental! Ademais, a criatividade e inovação são características esperadas de um gestor eficiente. Possíveis abordagens colaborativas, dentro da legalidade, são alternativas para a concretização dos objetivos.
A implementação da governança no Poder Legislativo é uma iniciativa ousada, robusta e desafiadora. A cultura da governança gera fortalecimento institucional e pauta positiva para gestão, resolutividade e assertividade na prestação dos serviços à população. Cada Casa Legislativa definirá a estratégia de sensibilização conforme a realidade das equipes, com ações viáveis e projetos pragmáticos. Os benefícios que a política de governança irá trazer a longo prazo são extraordinários, haja vista os resultados alcançados onde estão sendo aplicados tais valorosos princípios.
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